Sentido da vida

É audacioso tentar entender o sentido da vida , sendo que não posso entender nem o que é vida, qual seria o verdadeiro significado dela, o que é estar vivo?

Segundo René Descartes : “penso, logo existo” , assim posso pensar então que existir eu existo, mas a dúvida não é essa, e sim  qual o sentido de eu estar aqui. Em um pensamento simples eu imagino que estamos aqui apenas para nos reproduzir e perpetuar a espécie, mas se esse é o objetivo então por que não continuamos como animais, pois o aumento da nossa inteligencia faz diminuir a natalidade (não que isso seja uma verdade universal ). E ao termos consciência da nossa vida não queremos mais morrer.

Pelo fato do medo da morte, que não tem nada ver com a racionalidade, pois é um dos instintos mais primitivos, afinal nenhuma especie se perpetua morrendo, e sim se reproduzindo. Por isso todo e qualquer animal vivo tenta sempre sobreviver, e nós não somos diferentes.

Bom até agora só levantei mais perguntas sobre o sentido da vida, realmente não é por nada que é a pergunta mais feita em toda história da humanidade. Talvez por isso exista tantas religiões e crenças, afinal é mais fácil pensar que já descobrimos a resposta para essa pergunta. Também é mais confortável pensar na morte tendo certeza do sentido da vida.

As vezes gosto de pensar que o objetivo da vida é apenas se divertir e aproveitar ao máximo, pois ela é muito curta. Mas no fundo eu sei que deve ser mais que isso, e também gostaria muito de obter as respostas antes de morrer.

Sentido da vida

Deixe um comentário